Seomara da Costa Primo

Comenta, Critica, Sugere...

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Os primeiros Sociólogos - cont.:

Emile Durkheim (1857-1917):

- Contribuiu para que a Sociologia passasse a utilizar uma metodologia científica na compreensão dos fenómenos sociais ("Regras do método sociológico" - 1895 e "Estudo do Suicídio" - 1897, são obras fundamentais deste autor.

- Émile Durkheim procedeu a uma das mais famosas investigações sociológicas do início do século XX, o seu estudo sobre o suicídio. Recolheu estatíticas sobre o número de suicídios em vários países da Europa, durante o século XIX, e analisou-as.
- O seu trabalho foi importante para comreender que o estudo dos comportamentos, mesmo individuais, não se reduz ao estudo dos indivíduos. Segundo Durkheim: "Não se compreende que possa haver sociologia se não houver sociedades, mas estas não poderão existir se apenas existirem indivíduos".
- Relacionou o suicídio com o grau de integração do indivíduo na sociedade. O seu trabalho foi importante para "compreender que qualquer acto social, por mais individual que pareça ser, é sempre influenciado pela realidade social em que se desenvolve.
Segundo Émile Durkheim, a probabilidade do suicídio varia com o grau de integração religiosa, familiar e política.
Teorizou sobre a existência de três tipos de suicídios:
- Egoísta,
- Anómico (Anomia: Ausência de normas. Aplica-se tanto à sociedade como a pessoas: significa estado de desorganização social ou pessoal ocasionado pela ausência ou aparente ausência de normas).
- Altruista.
Continua...

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabens Professor! Gostei muito do seu texto, está bastante claro.

FORÇA PARA O SEU BLOG=P

TONI

Racismo.

Racismo - Trabalho realizado pela Ritinha - Rita Mendes - 12º 3.

Antonio Valdez Entrevista Edite Rosario.mp3

Dia do Professor

Parabéns António Valdez!

Parabéns António Valdez!
in: "Jornal da Região", de 9 a 15 de Outubro de 2007.

SOCIOLOGIA - Vídeos no youtube.